O Evangelho de Mateus
- Júnior Figueiredo
- 26 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Mateus, filho de Alfeu, era conhecido também como Levi: o cobrador de impostos. Exerceu suas atividades como apóstolo em meio aos seus patrícios da Palestina. Não consta ao certo em que parte do mundo trabalhou mais tarde. Uma antiga lenda afirma que ele pregou o Evangelho nas terras da Etiópia, na África. A Igreja Católica celebra sua festa no dia 21 de setembro.
Será autêntico o Evangelho de Mateus ?
Segundo Papias(75-150), bispo de Hierápolis, na Frigia: “Mateus escreveu em língua hebraica os ditos do Senhor, que cada qual interpretava do melhor modo possível.” Já Santo Irineu (+ 202) escreveu: “Mateus editou entre os hebreus um evangelho na língua deles”. O mesmo afirma Orígenes, Eusébio, Jerônimo e outros, todos eles do primeiro século do cristianismo. Tão arraigada era, na Antiguidade, essa convicção sobre a origem apostólica do primeiro evangelho, que nem mesmo os hereges ousaram negá-las.
A língua em que Mateus escreveu o texto foi o aramaico. Tendo em vista que estudiosos do primeiro século já conheciam o texto grego, isso nos leva a crer que depois da versão helênica rapidamente o aramaico perdeu a importância e não tardou em desaparecer.
Usando argumentos das profecias do Antigo Testamento, o texto de Mateus consiste claramente em demonstrar que na pessoa de Jesus realmente apareceu a figura do Messias predito pelos profetas. Isso bem era necessário, pois a maioria dos judeus esperava um messias cercado de esplendores mundanos um soberano político que sujeitasse os pagãos ao cedro de Israel.
Quanto a data da composição do evangelho, não é possível precisá-la com exatidão. Refere a tradição que talvez Mateus tenha escrito seu evangelho mesmo antes que Marcos. É o que afirmam Clemente de Alexandria, Orígenes, Epifânio e outros. Eusêbio nos fornece indicação mais exata, dizendo que Mateus compôs seu evangelho quando estava para deixar a Palestina, a fim de anunciar a boa nova para outros povos; seria, pois, pelo ano 42 depois de Cristo. Santo Irineu, por outro lado, afirma que Mateus publicou se evangelho no tempo em que os apóstolos Pedro e Paulo pregavam em Roma (61 a 67 D.C).
Referência: Novo Testamento, Huberto Rohden; Para Conhecer a Bíblia