top of page

Jesus era Filho de Davi?

  • Foto do escritor: Júnior Figueiredo
    Júnior Figueiredo
  • 24 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura


Quando iniciamos a ler a bíblia pelo Novo Testamento e abrimos o livro de Mateus, a primeira coisa que vemos é uma longa e cansativa descrição sobre a possível genealogia de Jesus.


Qualquer pessoa sensata que não tenha o bloqueio: “se questionar vou pro inferno”, se pergunta qual o sentido daquilo e se realmente essa descrição estaria correta já que hoje, com todos os aparatos tecnológicos que temos, mal sabemos o nome do nosso bisavô, e se duvidar já esquecendo o do avô também!


Pois bem, para entendermos essa questão temos que saber que nosso amigo Mateus escreveu aquele livro voltado para um público alvo. Os judeus! Estes, por sua vez acreditavam que o messias prometido no Antigo Testamento teria que, obrigatoriamente, vir da descendência real de Davi (aquele rei que derrubou o gigante).

Pra nós, concordo que é extremamente difícil analiticamente assimilarmos esse relato de Mateus.


Sendo assim, o que pensar ? Jesus era ou não era o Filho de Davi ?


Bem, certo dia os fariseus (chefes religiosos da época) questionavam a respeito desse assunto, então, aproximou-se Jesus e interrogou-os: “Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? De Davi, responderam-lhe. Então lhes disse Jesus: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? SE DAVI, POIS, LHE CHAMA SENHOR, COMO É SEU FILHO? ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo. (Mateus 22:46)


Caros amigos, só a sabedoria do espírito crístico acima poderia nos responder esta questão. Para os Judeus, fixados pela lei, regras, paradigmas, dogmas e tudo aquilo que englobe uma boa religiosidade, é óbvio que fazia a maior diferença se o “tatatatata...ravô” de Jesus era Davi ou não. Logo não estavam em busca do Filho do Deus Vivo, mas do “filho da lei”. Daí o porquê Mateus, sabendo disso, inicia seu texto com essa descrição.


Pra mim, e acredito que para todos aqueles que reconhecem a voz de Deus, não faz a mínima diferença se Jesus era da descendência de Davi ou se era brasileiro. Vemos que o próprio Jesus não dá a mínima importância pra isso, pois o Cristo não proveio da carne e sua descendência não é de Israel, mas sim de algo acima dos céus. Logo, “antes que Abraão existisse, Eu Sou”, disse Jesus!


Por isso, ao iniciarmos com a leitura de Mateus não percamos tempo com essas questões:, “Ele era descendente de Davi!”, “Não, não era!”. Para nós, herdeiros do Pão da Vida que desceu dos céus, isso não faz a mínima diferença. Pois disse Jesus: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. (João 6:63).


Aos que crêem nisso, eis que o Filho de Deus bate a porta e bem aventurado os que lhe dão ao menos um copo de água fria!



E VIVA OS DESCENDENTES DE DEUS!!!


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
RSS Feed
Destaques

Te ajudo a preencher o vazio da alma!

Apresento um Jesus acima das religiões!

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page